Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

IV CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE NA ESCOLA.


TEMA: Terra na escola sustentável

TÍTULO DO PROJETO: Escola Sustentável – destino correto dos resíduos sólidos e diminuição do consumismo.

1. INTRODUÇÃO

A coleta seletiva dos resíduos sólidos, ou seja, o lixo produzido no ambiente escolar é de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, visto que pode proporcionar o desenvolvimento de hábitos saudáveis pelos estudantes, gerar renda para as escolas, diminuir a poluição ambiental, reduzir os resíduos sólidos no meio ambiente e transformar a escola em um local mais agradável.
Ao praticar esta atividade em um microambiente, como o espaço escolar, os estudantes podem estender esta prática para sua vida em sociedade, em seu macroambiente, como a sua casa, sua comunidade, etc. Além de praticar a correta separação do lixo, os estudantes necessitam compreender a importância de diminuição da produção de resíduos, diminuindo o seu consumo, visando uma sociedade mais sustentável.
O Projeto “Escola Sustentável – destino correto dos resíduos sólidos e diminuição do consumismo” será realizado na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, localizada no município de Major Gercino, Santa Catarina.

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral

Introduzir na Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes um sistema de coleta seletiva dos resíduos sólidos e desenvolver uma composteira para produção de adubo orgânico, além de sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância de praticar hábitos saudáveis, na gestão correta de resíduos, para a construção de uma escola democrática, transformadora e sustentável.

2.2 Objetivos Específicos

§     Desenvolver um sistema de coleta seletiva no ambiente escolar e no entorno, incentivar a reprodução dessa atividade no cotidiano dos estudantes e da sua comunidade.
§     Sensibilizar os estudantes, professores, direção, funcionários, pais, comunidade, dentre outros, por meio de campanhas de conscientização, quanto à importância da coleta seletiva e a gestão de resíduos, bem como a sua promoção de saúde para as pessoas e para o meio ambiente.
§     Gerar renda com matérias recicláveis mais rentáveis produzidos na escola e na comunidade.
§     Fazer uma composteira com os resíduos orgânicos da merenda escola, para a produção de adubo orgânico a ser utilizado na horta escolar.
§     Inserir o Projeto “Escola Sustentável – destino correto dos resíduos sólidos e diminuição do consumismo” no Projeto Político Pedagógico da escola, com o intuito de tornar uma atividade institucionalizada, visando o desenvolvimento de novos valores na construção de uma escola sustentável.







Áudio
http://www.youtube.com/watch?v=HodzInvtl00


Postado por Adriana 

Nenhum comentário: